Corbélia, 28/09/2024
Notícias

Alerta sobre problemas com celulares

Cotidiano | Publicado em 15/12/2007 11:33

A Fundação Procon soltou um comunicado na quinta-feira recomendando cautela aos usuários que comprarem celulares neste Natal. Entre janeiro e novembro deste ano, a fundação recebeu mais de 7 mil reclamações referentes a problemas com aparelhos móveis.
Destas, 2,7 mil reclamações geraram processos administrativos, sendo que em 817 casos o resultado final foi desfavorável ao consumidor. A marca com maior índice de resposta negativa ao consumidor foi a BenQ, seguida por Pantech, Nokia, Gradiente, Sony, Ericsson, Motorola, LG Electronics, Samsung e Evadin, nesta ordem.
Entre os principais problemas enfrentados pelos usuários estão produtos entregues com defeito (celular não funciona, bateria não carrega ou perde a carga rapidamente), garantia limitada e falta de peças de reposição.
Ao recorrer à assistência, os usuários enfrentam novos problemas, como não ser atendido no prazo de 30 dias estipulado por lei ou precisar retornar porque o aparelho volta a apresentar o mesmo defeito.
Como mesmo diante da Justiça, os fabricantes apresentam uma “postura desrespeitosa  ao consumidor”, a recomendação do órgão de defesa é para que o usuário tome precauções, como comprar aparelhos apenas em lojas autorizadas e verificar se a embalagem está devidamente lacrada, além de se certificar das condições de garantia.
A garantia legal - que prescinde de contrato - garante ao consumidor direito de reclamar de defeitos em produtos duráveis em até 90 dias.


')