Corbélia, 28/09/2024
Notícias

Chuva piora qualidade da água no litoral

Cotidiano | Publicado em 01/02/2008 12:00

O nono boletim de balneabilidade do litoral paranaense, divulgado ontem pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), traz sete pontos próprios para banho - um a mais que o boletim divulgado na semana passada. A novidade é o ponto localizado em direção a rua Londrina, na Praia Brava de Caiobá.
Os outros seis pontos em que no banho de mar é aconselhável estão no balneário Pontal do Sul (Rua Principal); em Guaratuba, no balneário Brejatuba (na altura da Rua Jacarezinho); e na Ilha do Mel - praia do Farol, Praia Grande, Praia de Fora e em frente à praça de alimentação de Encantadas.
Segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, as fortes chuvas que ocorrem no litoral paranaense continuam influenciando o resultado da balneabilidade. “Pois, conforme determina o Conselho Nacional do Meio Ambiente, consideramos o resultado de coletas realizadas durante cinco semanas consecutivas para classificar o local como próprio ou impróprio para banho”, explicou.

Chuvas
Em Guaratuba, por exemplo, choveu em janeiro mais que o dobro do que geralmente chove. Segundo o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacobsen, a média de chuvas no município nos últimos dez anos tem sido de 377 milímetros. “Neste ano, o volume chegou a 780 milímetros”, informou.
“Os registros do Simepar comprovam que passamos por uma situação atípica”, destacou Rasca. “Mesmo em anos que choveu bastante, as chuvas eram mais distribuídas; e não como agora, que em três dias chove o que era esperado para 30, provocando alagamentos e enchentes ”, comentou.


')