Corbélia, 28/09/2024
Notícias

Chefe da Seab defende maior apoio ao pequeno produtor

Cotidiano | Publicado em 30/06/2008 08:57

O chefe do escritório regional da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab), Piotre Laginski, defendeu sexta-feira em Corbélia, uma maior participação dos pequenos agricultores na venda direta de seus produtos aos consumidores. Piotre participou da inauguração da classificadora de ovos, construída pela Prefeitura de Corbélia, em parceira com o governo federal.
De acordo com Laginski, chegou a hora do pequeno produtor passar a vender diretamente para os consumidores. Estamos lutando para a instalação de um box dos pequenos produtores junto à Ceasa. Assim eles vão ficar livres dos atravessadores, argumentou. O chefe da Seab em Cascavel também elogiou o prefeito Eliezer Fontana o vice, Jair Fontana, pelo apoio que vêm dando para os pequenos agricultores do município. %u201CCorbélia é um dos municípios que mais apóiam as ações da Secretaria da Agricultura, em especial aquelas voltadas para os pequenos agricultores%u201D, argumentou.
Eliezer Fontana lembrou que a classificadora de ovos era uma antiga reivindicação dos produtores de ovos de Corbélia e Anahy que agora se realidade. Foi uma luta de quase dez anos e hoje estamos felizes em conseguir entregar esta obra aos produtores, argumentou Eliezer. De acordo com o prefeito, a classificadora de ovos vai permitir um aumento em torno de 25% no valor da produção. Este valor, antes era repassado para os atravessadores que faziam a classificação e depois revendiam os ovos para os consumidores finais, destacou o prefeito.
O prefeito de Corbélia disse ainda que são ações com esta que fazem do município um dos destaques nacionais no apoio à agricultura família. Ele lembrou que em recente seminário realizado em Brasília, Corbélia foi citada como exemplo na aplicação do programa de Compra Direta e também em função do apoio aos pequenos produtores através da Varanda Colonial, onde os pequenos agricultores se organizaram e vendem sua produção diretamente para o consumidor final através de um ponto permanente de comercialização, a Varanda Coloninal. Ao vender diretamente para o consumidor final, o pequeno produtor melhora sua renda e isto é um fator decisivo para sua permanência na propriedade, disse.

FONTE: http://www.corbelia.pr.gov.br



')